sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

A (des) presença : 26 anos "sem" Elis



Guimarães Rosa, em seu magistral Grande Sertão:Veredas, deu-nos um recado (dentre inúmeros!) que considero essencial: "O mundo é mágico. As pessoas não morrem, ficam encantadas." Hoje, um dia antes de completarmos os 26 anos da ausência física de Elis Regina Carvalho da Costa entre nós, esta frase torna-se ainda mais verídica: Elis encantou-se e deixou-nos como legado uma gama de canções inesquecíveis, além de uma extrema saudade, avivada a cada audição.


Nunca entendi a morte de Elis e a estupidez como esta se deu. Há quem julgue ter ocorrido naquela noite uma assassinato, o que seria mais confortável do que "a verdade" convencionalmente estabelecida: perdemos Elis por remédios, cocaína e álcool. Perdemos Elis para a fragilidade da vida. A mesma Elis que nos ajuda a ser forte, que nos motiva a ir a luta, que canta a nossa vida.... perdeu-se em seus mistérios, nas lacunas de suas dores.

Elis se foi... mas não nos deixou. Seu lugar (INSUBSTITUÍVEL !!!), permanece intacto nos nossos corações e assim sempre será: enquanto a música houver, Elis reinará ! Dona de uma personalidade forte, há muitas opiniões a respeito de quem, de fato, foi Elis Regina. Como toda a opinião, por mais sincera que seja, é tendenciosa, prefiro procurar Elis em suas músicas: e nelas "Essa Mulher" se mostra de forma cada vez mais exuberante. Por isso encerro este texto com uma homenagem, a que (a meu ver) é a mais bela: um legado seu (sua filha) canta a música que mais lhe descreve.

Elis, Elis ... que tua (des) presença seja eterna e que mais pessoas possam dispor de tua voz e de toda a dose de emoção que nela coloca (va) s.

Depois de ti, nada foi (nem será) como antes.






4 comentários:

Meire Oliveira disse...

Olá!!
Estava passeando pela net e achei seu blog e essa homenagem tão linda a nossa grande estrela Elis! Achei lindo aqui, vc escreve muito bem, eu faço Letras e amo escrever!! Parabéns menina!!!

beijos Meire Locci

Luiza Prestes Karam disse...

Grande Elis, às vezes penso demais na ausência dela e não consigo me conformar. Também escrevi sobre ela em meu blog, mas não exatamente sobre sua ausência.

Lari Bohnenberger disse...

Elis é única! E digo É, no presente, pois por mais que seu corpo não esteja mais perambulando entre nós, a música, que é algo tão grandioso, maior que a alma, sobrevive. Por isso, 26 anos depois, ela continua sendo única, e continuará por todos os tempos. Seu canto é sua imortalidade!
Beijos!

Unknown disse...

E ai prima eu ia sair do meu colóquio e escrever coisas do fundo da minha alma para tentar me aproximar da tua magnitude ao escrever... mas sabe q mal sei falar hehehehhe e por isso fica dificil fazer o q pensei fazer... por isso quero dizer prima "te adoro" e adorei teu brogue...