terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Samba NOSSO !


"Esqueça a garota de óculos quadrados, cabelo curto e jeito contido dos primeiros espetáculos de Maria Rita. Na noite de sexta-feira, o que se viu no palco do Teatro do Bourbon Country foi uma diva."

Nunca concordei tanto com algo publicado em um jornal quanto com este parágrafo do texto de Gabriel Brust, a respeito dos shows que Maria Rita fez na capital nos dias 14 e 15 de dezembro.

De fato, a Maria Rita que vimos no palco superou todas as expectativas, contagiando-nos com um Samba que, de cara, passou a ser nosso. Através de um repertório lindíssimo, que incluía músicas de seus trabalhos anteriores, Maria Rita enCANTOU seu público, que incluía (e isso foi, também, um lindo fator!) as mais variadas idades: dos cinco aos oitenta, ninguém ficou parado!

Eu, particularmente, assisti ao show extasiada ! Equilibrava-me entre uma euforia inexplicável e uma emoção imensa, aumentada cada vez que ela voltava seu olhar para nós (eu e amigos) e, junto conosco, cantava....... não só com a voz (uma das mais lindas do Brasil), mas com o corpo e com a alma que ali, nos entregava.

Aos primeiros acordes de "Samba Meu" foi difícil conter a emoção. Antes, no entanto, que uma lágrima ameaçasse cair, quem deu o recado foi Gonzaguinha e, por intermédio de "O homem falou" fomos levados à extrema alegria: sim, estávamos ali... e éramos muito, muitíssimo felizes!

Daí vieram as demais canções, cada qual com sua particularidade. Os arranjos, renovados, demonstraram que ela, nossa Diva, não estava ali por acaso. Harmonia perfeita entre voz, alma e melodia..... sem falar na harmonia público- cantora, sobre o qual cabe fazer as mais belas considerações.

Particularmente, foram vários os momentos do show que mais me emocionaram: vê-la interpretando "Santa Chuva" e "Muito Pouco" de uma forma cada vez mais brilhante, ter sido ouvida quando disse que nós não estávamos sentadas, vê-la cantando "A Festa" bem ali, diante de mim, como se me olhando nos olhos, são coisas que jamais esquecerei. Da mesma maneira, não esquecerei a declaração de amor ditada entre gritos e palmas, ocorrida no momento em que Maria Rita abriu espaço para a sua primeira fala.

Após cantar "Menininha do Portão", Maria Rita confessa ter colocado um espaço para fala ali, naquele local, mas que não sabia o que ia falar. Dois segundos depois, surge um Eu te amo! da platéia, um não, dois! (um deles proferidos pela Ju!). Meio segundo depois, aproveitando um silêncio bastante pertinente, eu e Sara (uma das amigas que estavam comigo no show) gritamos, em coro: PORTO ALEGRE TE AMA !
Silêncio.


E este silêncio, de um segundo, não mais!, foi seguido de uma pergunta da Santa: _ Porto Alegre me ama ????

Respondendo à pergunta, um teatro inteiro aplaudiu e gritou ! Foi lindo, muito mais do que lindo! Para ser mais exata, algo entre o absurdo e o inenarrável !

A partir dessa demonstração, Maria Rita já tinha sobre o que falar e falou de sua ligação com nosso estado. Chamando Elis de mamãe, agradeceu aos gaúchos, o povo apaixonado, intenso, que reconhecia e tinha muito carinho pelo "legado" deixado pela sua família.

E o Samba "Nosso" continuou .... até o momento em que o Bis acabou e saímos todos, extasiados, ainda sem bem digerir (entender) toda a magia que aquela noite trouxe. A noite maravilhosa!, como bem disse a canção.
OBS: A imagem é da câmera da Verônica !

9 comentários:

Unknown disse...

Gabriela...

Que texto mais lindo, e veio da alma hein?
Adorei, acho incrível a facilidade de determinadas pessoas terem uma facilidade tão grande p fluir as suas ideias no papel.
Já não tenho esse dom, porém sei reconhecer um...
Amei suas palavras ao descrever com tanta emoção o show q participou!!!
Parabéns garota!!!
Beijinhos....
Vivian Mello...

Lidi disse...

Aí, Gabi blogueira.
Eu estou retomando as atividades depois de recesso neste espaço.
Tu vai ver, é muito bom, quando tem comentários então...

O texto tá lindo, show de bola. Também, não é pra menos, com uma inspiração dessa. heheh

Ingressamos numa nova profissão: fazemos resenha de shows inesquecíveis. hehehe

Beijos e parabéns por esse espaço.

Ah, valeu por me recomendar. Tu tbm já está linkada.

Agora sim, Besos!

Unknown disse...

Gabi, texto foda. =D
Mas realmente a MR é fonte inspiradora para todos nós.
Eu tinha dito que ela estava maravilhosa nesse novo cd.
Ainda mais radiante, cantante, enfim... Ainda mais especial.
Fico feliz que mais um lugar do Brasil tenha vibrado e cantando junto com nossa musa. =D

Muah ;**

Sara disse...

Gabi,
Eu sou suspeita em falar de vc e da MR... Amei teu comentário... Foi verdadeiro, inteiro... Obrigado por me citar neste belo texto... Acho que aquele grito veio da emoção de estarmos ali, tão perto da nossa Diva... E creio que ela sentiu a nossa emoção e o nosso carinho.

Parabéns, querida!

Sara

Unknown disse...

Que coisa mais linda, Gabi!!!!

Até eu senti vontade de estar lá. A vida às vezes nos presenteia com noites assim... mágicas, belas e inesquecíveis. Elisa Lucinda fez um poema cujo desfecho termina com este verso:
"Violenta, às vezes, de tão bela, a beleza é.

Agora poderei voltar e te ler... como nos primeiros tempos de nossa amizade. Adorei! Adorei! Adorei!

Beijos da amiga longe mas sempre perto,

Nayara

Luciana Carvalho disse...

Gabi!
Adorei teu blog e este texto apaixonado sobre a Maria Rita. Também tenho um blo. Dá uma olhada lá: olhardeinquietude.blogspot.com

Acho que temos pretensões parecidas pelo que vi nos teus textos.
Beijos e continue escrevendo!
Luciana Carvalho

Lari Bohnenberger disse...

Olá, Gabriela!
Nossa, fiquei comuma pontinha de inveja, por esse momento Maria Rita falando sobre sua relação com Porto Alegre, e chamando Elis de mamãe! Sábado ela não fez esse discurso! Mas o show foi lindo, tudo e mais um pouco do que vc falou. Eu e minha amiga saímos de lá tão em êxtase, que eu nem parei para me perguntar se nós é que estávamos fanáticas demais, ou se ela é que tinha arrasado. Hoje, como todos os comentários que já li das pessoas que estiveram no Country, posso afirmar: foi o melhor show que qualquer um de nós já viu! Sinto pelos que não estavam presentes. Adorei o texto e o blog, parabéns!
Vou te linkar, ok?
Bjs!

Anderson disse...

Oi, Gabi! Valeu! Ótimo o teu texto, passou bem as emoções que a MR nos deu naquela noite. Vou te linkar. Beijos!
Anderson

Lari Bohnenberger disse...

Gabriela, tu foi ontem?
Eu fui, novamente! Na pista, e fiquei bem na frente, grudada no palco! Inexplicável!!!!!!!!!! Mesmo sabendo o que eu veria pela frente, me surpreendi!
Não adianta, estrela é estrela, não é mesmo?
Bjs!